Ansiedade para Engravidar

Embora especialistas sempre falem da ansiedade para engravidar como um fator prejudicial para os pais que estão tentando ter um filho e não consigam, outros profissionais afirmam que não existem estudos definitivos que comprovem que realmente um quadro de estresse pode diminuir as chances de se iniciar uma gestação. Eles também afirmam que falar sobre isso para um casal que não consegue engravidar pode ser motivo de mais ansiedade ainda, além de que a mulher e o homem podem se sentirem culpados por não estarem conseguindo realizarem o sonho de serem pais.

Os profissionais que questionam a ansiedade para engravidar como um problema que pode afetar a fertilidade do casal ressaltam, ainda, que é difícil comprovar isso, uma vez que é bastante complicado isolar o estresse para estudá-lo de forma separada de outros aspectos que podem estar presentes no corpo da mulher atrapalhando o início de uma gestação. Nesse sentido, o corpo humano, ainda mais o que se refere ao cérebro, é ainda um grande mistério para a medicina, pois a ansiedade para engravidar é motivo de estudos há muitos anos.

Profissionais da psicologia avaliam que quando a mulher demora muito para engravidar, isso pode ser resultado de uma “disfunção global, reflexo, principalmente, da ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, no qual o aumento do cortisol é provocado por uma situação de estresse-induzida do hormônio liberador de corticotrófica com consequente secreção hipofisária de ACTH e β-endorfina”, afirma a psicóloga Luciana Reis, em seu blog. Além disso, a intensidade do estímulo estressor varia com a personalidade de cada pessoa.

Por isso, não é uma regra dizer que ansiedade atrapalha todas as tentativas de gravidez, já que existem mulheres que podem passar por situações que para outras seria considerada estressante, mas para ele não, assim, o evento não vai resultar em nenhum tipo de alteração fisiológica. De qualquer forma, casais que acham que estejam passando por ansiedade para engravidar podem buscar ajuda profissional, pois o quadro de estresse pode estar bastante avançado, necessitando de ajuda de um especialista.

Quando a ansiedade atrapalha o engravidar

No caso da ansiedade ser um dos motivos que prejudicam a fertilidade do casal, os estudos apontam que o desequilíbrio emocional pode alterar os níveis hormonais, por isso, estariam afetando as chances de se iniciar uma gestação. Porém, muitos casais podem estar ansiosos com a gravidez que não começa sem motivo. Atualmente, os casais devem se preocupar com a demora em engravidar apenas depois de um ano de tentativas com relações sexuais frequentes, ao menos, três vezes por semana.

Mesmo em situações normais, um casal pode demorar até mais de um ano para realizar o sonho de ser pai e mãe. Além disso, a idade de ambos, bem como os seus hábitos também influenciam na facilidade ou não de ter um filho. Para ter uma ideia de como parece difícil engravidar, a cada ciclo menstrual, um casal tem apenas 20% de chances de começar uma gestação.

Além de não ficar fissurado na tabelinha para engravidar, controlando o período fértil, o que vai atrapalhar a naturalidade do casal, ele pode aproveitar esses dias em que a mulher está ovulando para manter relações em dias alternados. Assim, a qualidade do sêmen melhora e, por consequência, a possibilidade de concepção também. Uma alimentação saudável, exercícios frequentes, não exagerar na bebida alcóolica e não usar drogas e tanto o homem como a mulher cuidarem para que o peso não esteja nem abaixo sem acima do ideal são fatores importantes para ajudar a engravidar. Nas mulheres, a falta ou excesso de gordura pode causar a irregularidade no ciclo menstrual. Nos homens, prejudica a quantidade e qualidade dos espermatozoides.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .