Cisto Ovário Impede Gravidez

cisto no ovário impede gravidez

Cisto Ovário Impede Gravidez, 4.0 out of 5 based on 23 ratings

Existem muitos problemas que podem acometer homens e mulheres e que podem resultar em dificuldades de engravidar, pois comprometem a fertilidade do casal. Um desses exemplos é o cisto ovário impede gravidez, sendo necessário tratar esse problema para que o organismo feminino possa gerar um bebê. Para entender como funciona o problema de cisto ovário impede gravidez, vale lembrar que os ovários são dois órgãos, situados cada um de um lado do útero, e são eles os responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos.

Estudos apontam que 20% a 30% das mulheres podem desenvolver cisto ovário impede gravidez, que são pequenas bolsas que contêm material líquido ou semissólido. Esse problema também é conhecido como Síndrome dos Ovários Policísticos – SOP, sendo que ainda não se sabe qual a sua causa, mas já afeta em torno de 10% das mulheres em idade fértil. Embora prejudique a fertilidade feminina, se a mulher engravidar tendo esse problema, ela pode sofrer um aborto espontâneo nos três primeiros meses de gestação.

A síndrome também provoca alterações na menstruação, aumento de peso e de pelos, bem como o surgimento de acnes e a queda de cabelo. Uma das hipóteses é que esse problema pode ter como origem o aumento dos hormônios masculinos. Segundo pesquisadores, a presença em excesso desses hormônios no corpo da mulher prejudica a formação dos óvulos. Além disso, quando formados, os óvulos possuem baixa qualidade, o que dificulta a sua implantação no útero, impedindo o início da gravidez.

Outra causa para o SOP pode ser um defeito na ação da insulina, isto é, entre 30 e 50% das mulheres portadoras da síndrome possuem resistência a essa substância secretada na área do pâncreas. E mais: elas têm maior tendência de desenvolver diabetes tipo 2, bem como pressão alta e câncer de útero e de mama.

Tratamento para cisto no ovário

Alguns especialistas afirmam que o cisto no ovário e o ovário policístico não são a mesma coisa, uma vez que o número e tamanho de cistos são diferentes. Porém, os seus sintomas são os mesmos e acomete, em especial, mulheres de 30 e 40 anos. De qualquer forma, como se trata de uma doença crônica, o tratamento é sintomático e vai depender de cada situação, sendo que em alguns casos somente o fato de perder peso já é suficiente.

Em outros casos, entretanto, é preciso diminuir a produção de hormônios masculinos, ainda mais se a mulher não estiver acima do seu peso e, para tanto, as pílulas anticoncepcionais que atuam também na unidade pilossebácea, reduzindo a produção de sebo e o crescimento dos pelos, pode ajudar a reverter o problema. Se o problema está prejudicando a fertilidade da mulher, o médico pode indicar, ainda, o clomifeno, um indutor da ovulação. Os ovários também podem ser estimulados com gonadotrofinas, um tipo de cauterização laparoscópica.

Além de buscar ajuda médica para que seja escolhido o melhor tratamento, é importante que a mulher que tenha cisto no ovário consulte regularmente um ginecologista e sempre faça os exames que ele indicar, sendo que essa recomendação serve, aliás, para todas as mulheres que desejam garantir a saúde do seu sistema reprodutor. Além disso, as mulheres com ovário policístico têm maiores chances de desenvolver problemas cardiovasculares na menopausa.

O controle do peso é mais do que importante, pois a obesidade agrava os sintomas da síndrome, além de já ser sabido que mesmo o sobrepeso é responsável por outros problemas de fertilidade, tanto em homens como em mulheres. Para ajudar na perda de peso, entretanto, não basta apenas comer pouco, deve-se comer alimentos saudáveis, praticar exercícios e eliminar os hábitos de fumar e não exagerar nas bebidas alcoólicas.

GD Star Rating
loading…

Meu nome é Carol Andrews Siqueira, sou casada e tenho dois lindos filhos. Minha jornada para conseguir engravidar não foi nada fácil, tive que superar inúmeros obstáculos e muitos deles eram internos e pequenos detalhes que se eu não tivesse estudado jamais teria conseguido. Hoje meu propósito é ajudar todas as mulheres que passar pelo mesmo que vive durante 5 anos de minha vida.

5 Respostas para “Cisto Ovário Impede Gravidez”

  1. Daiani Barcelos

    jul 1st, 2013 :

    Meu nome é Daiani,eu sofro com esse problema desde que perdi o Bebe aos 3 meses,não sabia que estava gravida só descobri depois que tive muitas dores fortes e fiz exames que foi descoberto que tive um aborto espontâneo..Depois disso só fui engordando e cada vez mais. Sentia muitas dores abaixo da barriga, muitas dores de cabeça e sem período por muitos meses ,fui as Urgências porque não aguentava de dores e depois de fazer uma ecografia vaginal que foi descoberto que eu estava com CISTO nos dois ovários..fiquei muito triste em saber, sei que se eu engravidar corro o risco novamente de perder o que eu posso fazer e quais os tratamentos para poder engravidar,já tenho 30 anos e o meu maior sonho é de ser mãe e poder realizar o sonho do meu marido.Obrigada

  2. jul 18th, 2013 :

    oi meu nome e daniele,sofro com esse problema a 10 anos e n consigo engravidar.eu tenho um cisto no meu ovario a muito tempo.eu quero muito engravidar porque eu quero muito ser mae,sera que tem tratamento para isso? eu espero que vc leia meu msn.vou ao medico sempre fazer papa nicolau. mais espero que isse problema que eu tenho melhore porque eu quero muito ser mae.
    obrigada daniele

  3. fernanda lucas ferreira

    ago 12th, 2013 :

    oi eu tenho cisto no ovario des dos 17anos,quando fui no medico,ele disse que eu ja tava com quaze dois cisto,ai ele me indico a pilula diclin,ja faz, 4anos que eu tomo,e nao me adianto ainda tenho!

  4. rafaela

    ago 17th, 2013 :

    ola eu tenho cisto queria engravidar,sendo que eu fui num medico e levei uma utra som que eu tinha tirado ele olhou e falou que o cisto que eu tenho e normal que apareser num periodo da mestruação,ele passou outra utra som fiz o sisto tinha sumido + como pode ter sumido se eu ainda sinto dor num pé da bariga bem fina,e faz 6 meses que minha mistuação ñ vem,+ quando eu começo a tomar remedios de envitar ela dese ñ em tendo?…..

  5. Aline

    nov 21st, 2013 :

    A uns 2 meses não mestruo , minha mestruacao é td inrregular tenho policisto sendo que na minha última ultra eles tinham sumido .. Mais queria saber semesmo estando uns 2 meses sem mestrua tenho alguma chance de engravidar ????

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .

Close