Cisto no Ovário pode Engravidar

“Cisto no ovário pode engravidar” é uma pergunta que mulheres têm feito, pois se preocupam se isso pode afetar o seu sonho de serem mães. Na realidade o cisto no ovário começa a interferir no bom funcionamento do organismo feminino até mesmo antes de uma gravidez, já que ele pode prejudicar a fertilidade da mulher. Se surgir um cisto e ele for tratado, a resposta à pergunta “cisto no ovário pode engravidar” é sim, por outro lado, se ele não receber a atenção necessária pode causar infertilidade.
O cisto no ovário tem se tornado comum em muitas mulheres, principalmente, em sua fase reprodutiva. Se não tratados, eles podem diminuir a quantidade e a qualidade dos óvulos, mudar a anatomia pélvica, causar aderências e dificultar o transporte de óvulos, espermatozoides e embriões. Para saber se este problema está afetando você, antes de se perguntar “cisto no ovário pode engravidar”, é importante consultar com regularidade uma ginecologista, que poderá prever esse problema em você.
Isso porque o organismo propício a desenvolver cisto no ovário já dá indícios antes mesmo deles aparecerem. A maioria das mulheres que possui o ciclo menstrual irregular, ou mesmo, as que não menstruam estão mais propícias a ter problemas ovulatórios. Um exemplo é a síndrome dos ovários policísticos, que ocorre quando há um crescimento anormal dos cistos e o aumento do órgão. As mulheres com esse problema podem ficar meses sem menstruar, bem como têm maior quantidade de pelos, excesso de oleosidade na pele e acne.
Um tratamento para essa síndrome é com remédios que regulam o ciclo menstrual, no entanto, nem sempre alcançam sucesso, pois alguns ovários são bastante resistentes ao tratamento via oral. Mas nem tudo está perdido, uma vez que para esses casais, uma opção é fazer uma reprodução assistida, ou mesmo, adotar uma criança.
O que são os cistos
Os cistossão formações saculares que contem líquido ou substância semi-sólida que se desenvolvem nos ovários femininos e não estão ligados a nenhuma doença. A sua maioria é benigna e desaparece sozinha em algumas semanas, sem nem mesmo a necessidade de tratamento. Além disso, eles são mais frequentes durante o período fértil. As pílulas anticoncepcionais, por exemplo, também são utilizadas para regular os ciclos menstruais, o que resulta no desaparecimento dos cistos.
Porém, existem outros tipos de cistos nos ovários, além dos chamados funcionais, que aparecem em outros momentos, como os cistos de corpo lúteo, que surgem na fase pós-ovulação, os hemorrágicos, que estão ligados à endometriose, e os tumorais, sendo que apenas esses últimos dois tipos podem levar à infertilidade na mulher. Os cistos também podem ter origem genética.
Quais são os sintomas dos cistos no ovário
Além da menstruação irregular, existem outros sintomas que podem apontar para a presença de cistos nos ovários, embora o mais comum é que eles não deem sintomas e sejam percebidos em exames de rotina. Porém, se existirem, o sintoma pode ser dor abdominal baixa ou dor pélvica, devido à ruptura do cisto, pelo rápido crescimento e estiramento das estruturas ovarianas, ou mesmo, por sangramento dentro do cisto, entre outros.
Outro sintoma é a sensação de peso ou desconforto no abdômen inferior ou na pelve; dor pélvica no período menstrual que pode ser sentida na região lombar baixa; dor pélvica após exercício intenso ou após o sexo; dor ou pressão ao fazer xixi ou ir “aos pés”; dor vaginal; e náuseas ou vômitos. Não somente as mulheres que desejam engravidar, mas como todas devem procurar um médico tão logo comecem a sentir algum desses sintomas, bem como a dificuldade em engravidar ou ciclo menstrual irregular. Embora possam ser tratados com facilidade, quanto antes iniciar a medicação, melhor.