Principais Cuidados durante a Gravidez

Cuidados na Gravidez

Quando chega a hora tão desejada por muitas mulheres, é importante que a gestante saiba antecipadamente que deverá mudar alguns de seus hábitos e costumes, ao menos, em alguns períodos de sua gravidez. A nova vida que está se desenvolvendo no seu útero exige cuidados especiais e, seguindo os conselhos dos profissionais da saúde, a sua gestação será muito tranquila e feliz. Além disso, o resultado disso será uma criança bem formada, saudável e pronta para viver ao seu lado. Saiba quais são os principais cuidados durante a gravidez.

Como tratar os fios

As mulheres grávidas devem se manter distantes de produtos químicos, em especial nos primeiros três meses, porque nessa fase o bebê está se formando e o que a mulher usar em seu corpo pode chegar até ele. No caso das tinturas para o cabelo com amônia, elas devem ser deixadas de lado até o final da gestação, sendo uma alternativa usar os produtos que não contenham essa substância, como os xampus tonalizantes e as hennas naturais.

Embora não existem testes científicos que comprovem que amônia não prejudica o bebê, é melhor evitar, já que se trata de um componente muito forte que até causa alergia em algumas mulheres. Depois do terceiro mês, você também pode fazer os reflexos, desde que sejam da metade dos fios para as pontas, sendo o mais indicado não realizar o procedimento mais do que duas vezes durante a gestação.

Por outro lado, são contraindicados os alisamentos e permanentes, porque também possuem amônia em seu tratamento. Além disso, é normal que algumas mulheres com cabelos oleosos fiquem com os fios secos e quebradiços e os fios ecos tornem-se oleosos.Um dos motivos dessa mudança é ação do hormônio progesterona que estimula as glândulas sebáceas, causando o aumento de oleosidade na raiz.

Se os seus cabelos forem lisos, eles podem ficar ondulados e os cacheados menos crespos. Você também pode perceber mudanças no crescimento, no volume e na queda dos seus fios. Porém, isso é mais comum no primeiro trimestre da gravidez, porém, se passado os três primeiros meses eles continuarem diferentes, não se preocupe, que até o término da gestação eles vão voltar ao normal.

A única mudança que se prolonga após o parto é a queda de cabelo, podendo durar até três meses. Uma alimentação balanceada pode diminuir esse efeito. Já para os cabelos que ficarem secos, você pode hidratá-los com frequência e se ele se tornar oleoso, uma alternativa é usar xampus específicos para esse tipo de cabelo, além de escová-los com menor frequência. Os produtos naturais são as melhores escolhas e não possuem contraindicações.

Como cuidar da pele

Outra parte do corpo da mulher que sofre os efeitos da gestação é a pele, em especial, do rosto, que pode ficar ressecada ou oleosa, além de ganharem acnes, alergias ou machas. É importante usar alguns truques menos agressivos, sem química, pois algumas substâncias prejudicam o bebê e você. Devido à facilidade de ficar machada, evite fazer procedimentos como peelings, lasers e técnicas mais invasivas, como o botox.

Já as maquiagens não possuem contraindicações, bem como tratamentos para limpar e hidratar a sua pele. O uso de filtro solar continua sendo importante e qualquer dúvida sobre algum produto se informe com o profissional da saúde que está acompanhando a sua gestação. Nos primeiros meses, devido aos enjoos, você pode ficar um pouco pálida, para disfarçar use uma maquiagem leve e se a sua pele estiver muito alérgica procure uma dermatologista.

Como se vestir

A vaidade não precisa ficar de lado durante a gestação, mas é importante que você sinta-se o mais confortável possível. Hoje em dia, é fácil encontrar modernas e bonitas roupas que vestem bem as gestantes, no entanto, não se anime demais e gaste muito em roupa, pois elas serão usadas por você apenas durante alguns meses. Além disso, cuide para não vestir nenhuma peça que restrinja a sua circulação sanguínea, como as cintas ligas.

Uma dica é usar uma cinta abdominal, própria para as mulheres grávidas, sendo que nos últimos meses da gestação ela será útil para apoiar o útero aumentado, principalmente se a gestante tem a musculatura flácida. Utilizar a cinta também alivia a lombalgia e os sintomas de compreensão, já que parte do peso do útero é retirada dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.

O calçado é também muito importante, evite os saltos altos, até porque na gravidez é comum a mulher perder o equilíbrio, sendo ideal optar pelos sapatos com base maior.Já os sutiãs que vão lhe proporcionar mais conforto são aqueles com alças mais largas e ajustáveis. Também é comum que você tenha que comprar sutiãs um número a mais do que o normal, para dar melhor apoio às mamas que estão se desenvolvendo. Com essa precaução, o seu desconforto nos seios será menor e vai evitara flacidez depois do parto.

Esses são apenas alguns dos tantos cuidados que são importantes que você tenha durante a gestação, sendo que além deles uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e mudanças de determinados hábitos podem ser necessários.Pense que tudo o que você estiver ingerindo, o seu bebê também estará recebendo e tudo o que você fizer ele também estará fazendo.

O mesmo acontece com os seus sentimentos e pensamentos, é importante ter uma gravidez em alto atrás e calma. Dessa forma, o parto ocorrerá sem complicações e o seu filho vai nascer muito bem. As mudanças fazem parte da vida, em diferentes momentos, e cabe a você saber se adaptar a elas.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .