Cuidados na Gravidez

Quando uma mulher engravida, ela não adoece, diferente do que muitas pessoas parecem achar, já que dizem que ela não pode fazer isso ou aquilo. Porém, mesmo tendo uma série de cuidados na gravidez a mulher pode ter uma vida normal durante os nove meses que terá pela frente. Claro que a sua vida normal vai sofrer algumas mudanças e ela terá que se adaptar a novas situações, porém, trabalhar, por exemplo, é uma atividade que a mulher pode continuar a fazer desde o momento do parto, a não ser que o médico indique repouso por algum motivo.

Para saber os principais cuidados na gravidez, o melhor é que desde o início da gestação a mulher seja acompanhada por um médico especializado e que lhe oriente sobre todos os procedimentos que deve ter. Ler livros, artigos e revistas sobre o assunto também vai ajudar a você entender os cuidados na gravidez. De forma geral, a mulher precisa ter uma alimentação equilibrada e ter hábitos saudáveis, eliminando a ingestão de álcool, o fumo e o uso de drogas, além de realizar os exames pré-natais, que devem acontecer com determinada frequência.

Em relação à alimentação, o mais importante é ingerir alimentos que possuem ácido fólico e ferro, sendo eles encontrados em muitos alimentos, bem como outras vitaminas e nutrientes. Através de alimentos frescos é a melhor forma adquirir essas substâncias. No entanto, se você estiver com os seus níveis muito baixos, o seu médico pode receitar um suplemento que os contenha.

Você também pode praticar exercícios leves, em especial, de alongamento, inclusive, quando começar a ter mais dores nas costas, em decorrência do aumento da sua barriga. Sentir-se bem e relaxada é essencial durante a gestação, pense que o seu bebê vai sentir tudo pelo que você passar e se deseja que ele se sinta bem, deve fazer o mesmo, conversando com ele, fazendo planos para o futuro e organizando as coisas que ele precisar ao nascer.

Por mais que seja normal a mulher ficar mais sensível nesse período e mesmo cheia de dúvidas, ainda mais se essa não foi uma gravidez programada. Mesmo assim você deve ter a consciência de que agora não pode agir pensando apenas em si mesma, pois agora existe um ser pelo qual você é responsável.

Principais exames durante a gestação

Os exames pré-natais vão garantir que você tenha uma gravidez tranquila, já que qualquer problema poderá ser detectado com antecedência e na maioria das vezes pode ser revertido ou remediado. Entre eles, os principais exames são o ultrassom de rotina para detectar problemas com no feto e exames de rotina que servem para testar a existência de possíveis problemas, como de pressão, relacionados ao tipo de sangue, diabetes, problemas genéticas, imunidade contra rubéola, infecções sexualmente transmissíveis e perda de proteínas na urina (proteinuria).

Também é importante que você tenha cuidado ao escolher o médico que vai fazer os exames pré-natais, o parto e o pós-parto. O mais indicado é escolher profissionais com experiência, competentes e que você tenha confiança. Já as mulheres que tomam uma medicação específica devem conversar com o seu médico sobre como administrar o tratamento, pois alguns fármacos são extremamente perigosos ao feto.

As consultas pré-natais são, normalmente, marcadas a cada quatro semanas durante as primeiras 28 semanas de gestação. Depois, entre a 28º e 36ª semana, a sua frequência aumenta, em média, para uma consulta a cada duas ou três semanas e, a partir desse período, ela passa a ser semanal. A cada encontro com o médico, ele costuma avaliar o seu ganho de peso, a pressão arterial, a altura uterina e o batimento do coração do bebê. Ele também pode solicitar testes de urina com mais frequência.

Uma Resposta para “Cuidados na Gravidez”

  1. miracele

    nov 9th, 2013 :

    ola carol tudo bem , olha estou amando todas as dicas que recebo do seu blog , eu estou muito ansiosa esses dias pois acho que meu positivo esta mais proximo do que eu posso imaginar srsrsrs obrigada pelas dicas e um abraço bjsss

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .