Dias Férteis para Engravidar

Quando uma mulher quer ter um filho, é preciso, em primeiro lugar, parar com o método contraceptivo que está usando, seja ele a camisinha, anticoncepcional ou qualquer outro. No entanto, o mais comum é que não seja de imediato que você vai engravidar, ainda mais se tomar a pílula, pois é preciso de ao menos três meses para que o organismo volte a se normalizar. Além disso, uma forma de realizar o sonho de ser mãe é ficar atenta aos dias férteis para engravidar.

A tabelinha é um método que ajuda muitas mulheres a não engravidar, porém, é mais eficiente para as mulheres que desejam iniciar uma gestação, pois com ela é possível prever os dias férteis para engravidar e neles manter relações sexuais com o seu parceiro, que as chances do óvulo ser fecundado pelo espermatozoide são maiores. Entretanto, existe o dia certo para engravidar, que é justamente no dia 14º do período fértil, quando ele é regular e, assim, conta com 28 dias.

Caso contrário, os dias férteis para engravidar são mais difíceis de serem definidos, quando a mulher possui um ciclo menstrual irregular. Porém, não impossíveis de se descobrir, mas para você saber quais são eles é preciso observar o seu organismo e fazer uma média da duração do seu ciclo menstrual. Assim como há o dia fértil para engravidar, que é quando a mulher está ovulando, existem outros dias férteis para engravidar, que em geral, são os três anteriores e os três posteriores à data.

O que fazer nos dias para engravidar

No dia para engravidar que você estiver ovulando e nos demais férteis, você pode ter relações sexuais com o seu parceiro, porém, os especialistas afirmam que a preocupação em transar nos dias mais propícios não pode tirar a naturalidade do casal. A ansiedade, inclusive, pode prejudicar a fertilidade, tanto do homem quanto da mulher, além disso, é importante que o homem esteja bastante excitado durante o ato sexual, pois isso vai fazer com que ele expulse uma maior quantidade de espermatozoides.

Os médicos afirmam que uma forma eficiente dos casais aumentarem as chances de gerar uma criança é transar em dias alternados e manter hábitos saudáveis, o que ajuda a fertilidade. Uma má alimentação, obesidade, sedentarismo, fumo, ingestão de álcool em excesso e o uso de drogas pode prejudicar a fertilidade, não só da mulher, como do homem também. Porém, mesmo que estejam com a saúde em dia podem demorar até um ano ou mais para iniciar uma gravidez. Por isso, não se pode ter pressa.

Como determinar o dia fértil

Além de estar atenta ao ciclo menstrual, existem outras maneiras da mulher saber qual o seu dia fértil para engravidar calcular com mais exatidão a sua ovulação. Nas farmácias, você pode encontrar os testes de ovulação, que detectam a “onda” do LH – hormônio luteinizante que controla a ovulação. Assim, quando ele é detectado na urina é porque vai iniciar a ovulação, sendo que esse aumento acontece de 24 a 36 horas antes dela começar.

A temperatura basal também ajuda você a saber melhor quando será a sua ovulação, ao levar em conta as mudanças de temperatura que o organismo experimenta nesse momento. O muco que pode surgir na calcinha é também outro indício, ele surge em forma mais grossa e amarelada.

Por isso, mesmo sem ter um ciclo menstrual regular é possível determinar o seu dia fértil, sendo que apenas 20% das mulheres experimentam ciclos irregulares. Conhecer como funciona o próprio organismo é muito importante em qualquer momento da vida, em especial, na gravidez quando é, ainda, essencial estar bem nutrida para oferecer ao seu bebê todas as substâncias que ele precisa para o seu desenvolvimento.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .