Eu quero engravidar, o que fazer?

Eu quero engravidar, o que fazer

Eu quero engravidar, o que fazer?, 4.2 out of 5 based on 6 ratings

Em uma determinada fase da vida, muitas mulheres começam a pensar “eu quero engravidar, o que fazer?”. Essa é uma decisão bastante séria, porém, cada mulher pode avaliar por meio de diferentes pontos de vistas quando é a melhor fase para iniciar uma gestação. Há algumas décadas, as mulheres casavam logo que saíam da adolescência, ou até antes, e com o passar dos anos o casamento foi protelado cada vez mais. Hoje em dia, é comum encontrar mulheres que optaram por casarem bem mais tarde do que era costumeiro, ou mesmo, escolheram por nunca se juntarem a outra pessoa em matrimônio.

O mesmo acontece em relação à gravidez, atualmente, é comum encontrar mulheres que não têm pressa em iniciar a primeira gestação ou mesmo, mulheres que não planejam ter filhos. Algumas vão adiando a gravidez porque casam mais tarde, outras porque preferem estar estáveis financeiramente e emocionalmente e ainda existem as que optam por uma produção independente. Isso mostra quão variada são as possibilidades hoje em dia. Enquanto isso, a medicina corre atrás da tecnologia para oferecer alternativas a esses novos perfis femininos.

Cada vez mais casais optam pelos métodos de reprodução assistida, ou porque foram adiando o nascimento do primeiro filho e agora se deparam com problemas de fertilidade, ou porque desde mais jovens não conseguem conceber um bebê. Diferente de algumas décadas, quando as técnicas de fertilização in vitro ou inseminação artificial era história de ficção científica, na atualidade, isso é cada vez mais corriqueiro. Mesmo assim, muitos casais preferem não esperar muito para ter um filho, pois preferem os métodos tradicionais de concepção.

O que fazer para engravidar: primeiros passos

Quando a mulher decide que está na hora de ser mãe, a primeira atitude que deve tomar é parar com o seu método contraceptivo, seja a camisinha, a pílula, contraceptivo subcutâneo, entre outros. Porém, no caso da pílula, o organismo feminino pode demorar em torno de três meses para se regular e então iniciar as chances de uma gestação. No caso do método subcutâneo, a espera pode ser ainda maior devido ao seu tempo de reação prolongado no corpo da mulher.

O segundo passo para engravidar é conhecer o seu ciclo menstrual, pois com ele você saberá quais são os seus dias férteis. Se ele for regular, em torno de 28 dias, será aproximadamente no 14º dia do ciclo que você estará ovulando, quando aumentam exponencialmente as suas chances de começar uma gestação. Os dois dias anteriores e posteriores também possuem potencial para engravidar.

Para saber como funciona o seu período fértil, você deve fazer uso da tabelinha, aquela mesma que muitas mulheres usam como método contraceptivo e que nem sempre é muito eficaz, pois pode ajudar com mais eficiência as mulheres que desejam engravidar.Embora seja importante saber quais são os seus dias férteis para engravidar mais rápido, a preocupação excessiva em transar em determinados dias pode prejudicar o tão esperado sonho de ser mãe.

A ansiedade é a grande vilã de quem deseja ter um filho e mais importante do que ficar contando os dias certos para ter relações sexuais é transar relaxada e com frequência, preferencialmente, em dias alternados, indicam os especialistas. Até porque quanto mais excitado o homem estiver, maior será a concentração de esperma que ele vai expelir e as chances de engravidar crescem, entretanto, se tudo for mecânico será menos prazeroso.

Por que é importante planejar uma gravidez

Mesmo que você já tenha visto diversos casos de mulheres que engravidaram sem planejar, que se esqueceram ou falharam no uso dos métodos contraceptivos, a verdade é que iniciar uma gestação não é tão simples assim. O casal possui apenas 20% de chances de engravidar em cada ciclo menstrual, o que é relativamente pouco, ainda mais se comparado a outros animais, que possuem maior grau de fertilidade.

Além disso, a idade, maus hábitos, sedentarismo, obesidade, entre outros fatores desconhecidos estão relacionados com muitos casos de infertilidade, que atacam tanto homens e mulheres, sendo que as chances de cada um possuir problemas de fertilidade é de 40%. De qualquer forma, planejar uma gravidez é sempre o mais aconselhável, pois além do bebê chegar na hora em que os pais acreditam que seja a melhor, estar com a mente e o organismo preparado para gerar uma criança saudável é muito importante.

O que fazer para aumentar as chances de engravidar

Um casal em condições saudáveis pode demorar até dois anos para conseguir engravidar, sendo que até completar um ano de tentativas, não existe porque você se preocupar com possíveis problemas de fertilidade, a não ser que já tenha passado dos 35 anos. Homens que ultrapassaram essa idade também podem ter mais dificuldade de conceber um bebê, embora o sexo masculino produza espermatozoides por toda a vida, a sua qualidade e quantidade diminuem com o passar dos anos.

Além disso, homens e mulheres que fumam, ingerem muito álcool, usam drogas, se alimentam mal, não praticam exercícios físicos e estão acima do peso também podem demorar mais para conceber. Por isso, abandonar todos esses hábitos e integrar ao cotidiano atividades mais saudáveis farão com que o organismo funcione melhor, inclusive, espermatozóides e óvulos.

As mulheres, em especial, devem ingerir alimentos ricos em ácido fólico, ferro e demais nutrientes, tanto porque integram um cardápio balanceado, como também para preparar o organismo para a gestação. Bebês precisam de um organismo bem nutrido para nasceram saudáveis, bem formados e cheios de saúde. Já se forem constatados problemas de fertilidade no casal, alguns podem ser facilmente resolvidos com tratamentos medicamentosos ou intervenções cirúrgicas.

GD Star Rating
a WordPress rating system

Meu nome é Carol Andrews Siqueira, sou casada e tenho dois lindos filhos. Minha jornada para conseguir engravidar não foi nada fácil, tive que superar inúmeros obstáculos e muitos deles eram internos e pequenos detalhes que se eu não tivesse estudado jamais teria conseguido. Hoje meu propósito é ajudar todas as mulheres que passar pelo mesmo que vive durante 5 anos de minha vida.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .

Close