Exames para Engravidar

Se você quer ter uma gestação segura, sem medos e receios, o melhor a se fazer antes de iniciar uma gestação são os exames para engravidar. Existe uma grande variedade que é sugerida que a mulher e o homem faça, sendo que o check-up vai avaliar a sua saúde completa, conforme a sua idade, sexo, hábitos, antecedentes e mais outras questões individuais. Os exames para engravidar completos exigem uma avaliação tanto da sua saúde física como mental.

Entre os exames para engravidar indicados a serem feitos durante o check-up estão a sorologia para rubéola, toxoplasmose e HPV, Papanicolau, glicemia, urina, fezes e ultrassons, os quais vão diagnosticar possíveis malformações dos órgãos reprodutivos. Além da mulher, o homem também pode fazer exames para verificar possíveis casos de anemias, infecções ou inflamações, bem como sorologia para hepatites, sífilis, HIV, bem como o exame de tipagem sanguínea.

 

Saber qual o tipo sanguíneo dos pais, aliás, é imprescindível para que se previna a possibilidade de incompatibilidade entre o Rh do feto e  o da mãe. Nesse caso, o organismo da mulher pode produzir anticorpos contra o feto, resultando em anemia, icterícia e, até mesmo,na morte.É aconselhável ao homem fazer, ainda, um espermograma para verificar como está a saúde dos seus espermatozoides. Esses exames todos servem para encontrar problemas que podem prejudicar as chances de como engravidar rapidamente, ou mesmo, detectar problemas que podem afetar a própria gravidez. Alguns problemas, inclusive, podem ser revertidos para que o casal tenha um filho saudável.

Para saber como engravidar facilmente e oferecer um ambiente saudável para o bebê que vai se desenvolver, o melhor é que o casal adquira, ainda, se ainda não tiver os hábitos saudáveis, que consistem em alimentação balanceada, não exagerar na ingestão de álcool, não fumar e tampouco consumir drogas. Dependendo da situação, o médico pode receitar à mulher doses concentradas de ácido fólico, o qual é muito importante para a formação do feto.

Exames para engravidar depois dos 30 anos

As mulheres que preferem engravidar depois dos 30 anos, o que é mais comum a cada dia, devem, entretanto, realizar mais alguns exames para engravidar de forma sadia. Entre eles estão exames que vão investigar possíveis casos de endometriose e miomas, sendo que as mulheres que periodicamente consultam o ginecologista já estão a par do seu estado nesse sentido.

As mulheres que já ultrapassaram os 30 anos também merecem cuidados quanto ao estado da pressão arterial e do funcionamento da tiroide, os quais podem prejudicar uma gravidez se não estiverem bem e se forem verificados antecipadamente, o problema pode ser controlado com medicamentos. Além da idade, o que também influencia e exige mais exames para engravidar é quando a mulher já sofreu um aborto. Nesse caso, o melhor é que o médico realize uma pesquisa mais completa para verificar as causas desse aborto e tratar o problema, evitando que a situação se repita.

Entre alguns motivos para ocorrer um aborto estão as causas anatômicos, como a má formação de útero ou das trompas, que pode ser verificada por meio do ultrassom e da histerossalpingografia, e os motivos hormonais, quando existe a falta ou o excesso de hormônio no organismo feminino. Além deles, existem as causas infecciosas, referente à infecção urinária, e imunológica, causada por doenças autoimunes, como lupus, e distúrbios circulatórios, como trombose.

Várias curetagens, resultante de abortos seguidos, e questões genéticas também podem provocar abortos. Programar uma gravidez e ter tempo para realizar os exames antes de começar a gestação, bem como fazer um tratamento, se necessário, é mais do que importante para garantir a saúde do bebê que vai nascer.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .