Fertilidade

A situação da fertilidade feminina é essencial para o sucesso de uma concepção, porém, diferente do que muitas pessoas acham, as condições da fertilidade masculina são importantes na mesma medida. Tanto homens como mulheres que desejam ser pais devem ter uma alimentação equilibrada, fazer exercícios físicos e cuidar com os hábitos que tiverem, inclusive, ao que diz respeito ao fumo, uso de drogas e excesso de álcool, pois todos esses são fatores que interferem na fertilidade do casal.

Além disso, a idade tanto do homem como da mulher também têm o seu papel quando o assunto é fertilidade. Depois dos 35 anos, a mulher tem as suas chances de ser mãe reduzidas, pois assim como ela, os seus óvulos envelhecem e, quando chega a menopausa, eles deixam de ser produzidos pelo organismo. Já os homens, embora produzam espermatozoides por toda a vida, eles também perdem em qualidade, afetando a fertilidade masculina.

Como funciona a fertilidade feminina

Para entende melhor como funciona a fertilidade da mulher, vale dizer que o seusistema reprodutor depende, inclusive, do bom funcionamento de quatro elementos: ovários, trompas de Falópio, útero e cérebro. Ela também nasce com a quantidade exata de óvulos que vai ter por toda a sua vida, que ficam dentro dos denominados folículos. Assim, cada mês, o cérebro envia uma mensagem estimulando o crescimento dos folículos, através do hormônio denominado folículo estimulante.

Dessa forma, um grupo de folículos começa a crescer, mas por volta do 14º dia do ciclo menstrual, quando esse for regular, somente um folículo é escolhido para ovular, podendo estar no ovário esquerdo ou direito. O crescimento do folículo produz o estrogênio, hormônio que entre outras funções ajudar a implantar o embrião no útero. Junto a isso, no meio do ciclo, o cérebro libera um segundo hormônio, o luteinizante, que dá início à ovulação.

Em seguida, entram em ação astrompas de Falópio, responsáveis por captar o óvulo do ovário. Isso acontece mensalmente com o organismo da mulher e, se ela manter relações sexuais no mesmo período, sem usar um método contraceptivo, os espermatozoides se alojam na vagina, durante a ejaculação. Ao mesmo tempo em que o óvulo chega ao interior da trompa, os espermatozoides nadam até o colo do útero, passam pela cavidade uterina e chegam à trompa, aonde ocorre afertilização.

Como engravidar facilmente

Muitas mulheres recorrem a diferentes métodos para ajudar o início de uma gestação, em especial, sabendo quais são os seus dias férteis, que é o auge do período fértil, quando a mulher ovula. Além de usar a tabelinha para calcular dias férteis, ela pode fazer uso de outros métodos, como teste de ovulação, temperatura basal e observar o seu muco. Muitos casais quando não conseguem conceber um bebê, procuram médicos que vão avaliar como está a fertilidade do ambos.

Existe uma série de problemas que pode afetar tanto o homem como a mulher e prejudicarem a sua fertilidade, alguns deles são revertidos com medicamentos ou cirurgias. No entanto, o casal apenas deve se preocupar depois de um ano de tentativas, pois mesmo saudáveis, homens e mulheres, demoram um ano para começar uma gestação, alguns até mais, o que é absolutamente normal.

Além disso, de uma forma em geral, se compararmos os seres humanos com outros animais, nós não somos muito férteis, uma vez que as taxas de gravidez variam de 20% a 25% por ciclo, nos anos do pico da fertilidade, isto é, em média, até os 30 anos. A partir dos 35 anos, essa taxa cai para uma média de 12% a 15%.O emocional é também outro fator que pode interferir na fertilidade do casal, como o estresse, por isso, é preciso manter a tranquilidade.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .