Gravidez mês a mês

As futuras mamães que querem acompanhar a gravidez mês a mês podem saber tudo o que se passa dentro do seu útero, graças aos estudos da ciência que já sabem com bastante precisão uma série de acontecimentos. Além disso, os exames de ultrassom vão permitir que você veja com os seus próprios olhos o desenvolvimento do seu filho. Com as pesquisas voltadas à gravidez mês a mês já é sabido que no primeiro mês o óvulo fecundado pelo espermatozoide se transforma no que se chama de ovo ou zigoto.

Ele, por sua vez, se fixa no útero após uma semana da concepção. Para ter uma ideia de quão é pequeno o zigoto nesse momento, ao nascer, o bebê será 10 mil vezes maior do que nesse momento. O feto se assemelha a um grão de arroz e começam a se desenvolver a sua medula, coluna vertebral e cabeça. Por isso, se diz que o primeiro trimestre de uma gestação é a fase mais delicada, quando a mulher precisa ter o cuidado redobrado e evitar alguns hábitos.

Segundo mês: acompanhando a gravidez mês a mês, sabe-se que até o final do segundo mês, o coração do bebê já começa a bater, uma vez que ele é o primeiro órgão que se desenvolve.

Terceiro mês: nessa fase, começam a aparecer as unhas, os lóbulos das orelhas, pernas, braços, pés e mãos. Os intestinos também estão se desenvolvendo, porém, ele ainda não possui o formato que ganhará em breve e que será mais parecido com o resultado final. Porém, já pode fazer xixi.

Quarto mês: agora, é na vez dos órgãos genitais se desenvolverem, ele também já consegue sugar e piscar, bem como mexer os olhos.

Quinto mês: nesse mês, algumas mães já podem sentir o bebê se mexendo, pois ele começa a se movimentar mais. Também surgem os primeiros sinais de cílios e sobrancelhas, bem como os primeiros fios de cabelo.

Sexto mês: o feto recebe uma substância chamada vérnix, que vai envolvê-lo e protegê-lo da grande permanência no líquido amniótico. Também já é possível saber o sexo do bebê.

Sétimo mês: o bebê já pode ouvir os sons externos, além de estar com as papilas gustativas quase prontas. Ao final desse mês, estará com cerca de 4 quilos.

Oitavo mês: nesse ponto, faltam apenas os retoques finais para que o bebê esteja completo, embora o seu pulmão ainda não esteja pronto, pois é o último órgão a se desenvolver. Mesmo assim, o feto já respira com a ajuda de líquido amniótico. Com 5 quilos, está chegando a hora tão esperada.

Nono mês: o nascimento acontece entre a 36ª e a 42ª semanas de gestação, sendo que o mais comum é que mulher dê a luz na 40ª. Ele pode ganhar ainda algum peso, sendo que pode pesar até seis a sete quilos. Resta aguardar que ele chegue.

Durante esses nove meses de gravidez, a mulher mês a mês também começa a sentir as mudanças do seu corpo. Nem todas as grávidas passam pelos mesmos sintomas, por isso, não se pode basear no que as suas amigas e familiares experimentaram. Em geral, os enjoos e náuseas não ultrapassam os três meses de gestação, pois isso acontece devido a alterações no olfato e no paladar. Outras, no entanto, podem continuar com esses sintomas por mais tempo.

As dores nas costas evoluem junto com a gravidez, porque é o resultado do ganho de peso do seu filho. Para amenizar, é importante se sentar na posição certa, fazer exercícios de alongamento e pedir a alguém fazer massagens em suas costas. É importante se manter relaxada e se adaptar às mudanças para ter uma gestação tranquila e para que o bebê sinta-se bem.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .