Gravidez Passo a Passo

Com o avanço da tecnologia já é possível acompanhar a gravidez passo a passo e saber como está o desenvolvimento do seu bebê. Isso ajuda, inclusive, a atender melhor os sintomas que a mulher experimenta no decorrer da gestação. A gravidez passo a passo consiste em um total de 40 semanas, em geral, sendo que ainda é normal se o bebê demorar 42 semanas para nascer.

Ao acompanhar a gravidez passo a passo é possível, ainda, dividir a gestação em três trimestres, sendo que cada um possui as suas características e cuidados. Nas primeiras semanas do primeiro trimestre ocorre afecundação do óvulo, logo após o espermatozoide se instalar no óvulo que sobe as trompas e se acomoda no útero. Assim, as células do então ovo começam a se dividir, formando o embrião. Essa etapa da gestação é a mais delicada, pois é quando os órgãos começam a se desenvolver e, por isso, algumas mulheres devem ficar de repouso, se a gravidez for de risco.

As primeiras três semanas, em especial, são as mais difíceis para a mulher porque é também quando costumam aparecer as alterações bruscas de humor e os enjoos. É nesse período que o bebê inicia o desenvolvimento do coração e vai começar o bombeamento do sangue. Na sesta semana, o ultrassom pode mostrar que o bebê tem a cabeça maior do que o resto do corpo e com oito semanas a mulher sente o útero crescer para se adaptar a ele.

Entre a quinta e a oitava semana, o corpo do bebê também ganha mais formato, com os braços e pernas se assemelhando mais à forma definitiva. Além do coração, se desenvolvemos intestinos e o pâncreas.Até a 12ª semana o feto já possui dedos com micro unhas, além de pálpebras e um pequeno nariz. No final do primeiro trimestre, quando completam as 14 semanas, o comum é que o feto tenha oito centímetros.

Acompanhando a gravidez semana a semana

No segundo trimestre, que começa na 14ª semana, o normal é que o bebê tenha nove cm e pese 45 gr. Nesse período os órgãos amadurecem e os detalhes vão surgindo no corpo, como cabelo e sobrancelha, bem como articulações e unhas. É nessa fase que ele também tem o seu desenvolvimento sensorial, ou seja, os neurônios estão ligados ao paladar, olfato, audição e visão.

Entre a 13ª e a 16ª semanas o bebê recebe uma fina camada de pelos que protege o seu corpo, a chamada lanugem, além de perceber as alterações de luz e suas papilas gustativas já sentem a diferente entre o amargo e o doce. Já entre a 14ª e a 20ª semanas é quando se costuma saber qual o seu sexo, sendo que se for meninas aparecem as trompas e útero e se for menino é possível ver os genitais, no exame ultrassom.

Além de estar crescendo rapidamente, o feto já franze a testa, chupa o dedo e pisca os olhos, mas é entre a21ª e a 24ª semana que ele recebe mais uma camada protetiva na pele, chamada de vernixcaseosa e que impede a irritação ocasionada pelo líquido amniótico. As sobrancelhas e lábios também aparecem.

O terceiro semestre inicia na 28º semanas, quando o seu bebê deve pesar mais de que 1 quilo e medir em torno de 38 cm. Com 30 semanas, os pulmões e sistema digestivo estão quase prontos e depois de mais três semanas seu peso já passa para os dois quilos. Também é quando a mãe o sente se mexendo. Com 37 semanas, ele já está com a cabeça encaixada em sua cavidade pélvica e todos os órgãos estão formados. Dentro de mais quatro semanas, em média, ele vai nascer.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .