Hábitos Alimentares para Engravidar

Se você está pretendo iniciar uma gestação, é importante avaliar como estão os seus hábitos alimentares para engravidar, bem como os hábitos do seu parceiro. Uma alimentação saudável, além de ajudar na fertilidade do casal para que esse engravide mais facilmente, vai garantir que o seu bebê se desenvolva com qualidade. Nesse sentido, os hábitos alimentares para engravidar mais importante é estar com bons níveis de todos os minerais e vitaminas importantes para a formação do feto.

Comer alguns alimentos específicos pode ajudara engravidar mais rápido e outros hábitos alimentares para engravidar são imprescindíveis para que o seu bebê nasça saudável. Entre os alimentos que ajudam na fertilidade da mulher estão os carboidratos integrais, encontrados nos pães, arroz, macarrão e biscoitos. Isso porque as farinhas brancas são responsáveis por despejar maiores quantidades de insulina no sangue e este excesso produz testosterona pelos ovários, o que prejudica a ovulação. Assim, os alimentos integrais regulam a insulina do organismo. O mesmo vale para o leite integral.

Já o tão falado ômega-3 é um antioxidante que regula a ovulação e faz com que a membrana que envolve o óvulo fique mais permeável, o que facilitaa penetração do espermatozoide. Por isso, quem deseja engravidar com facilidade deve ingerir alimentos ricos nessa substância, como sardinha, salmão, amêndoas e linhaça triturada. Já os alimentos como brócolis, inhame, repolho e couve-flor ajudam a aumentaros níveis de estrogênio que são produzidos pelo ovário, o que é fundamental para regular a ovulação e o período fértil.

Por outro lado, alguns hábitos alimentares não ajudam em nada uma gravidez. Exemplos são os alimentos que possuem gorduras trans, o que também prejudica o funcionamento como um todo do organismo. O que você deve diminuir, mas não necessariamente eliminar, é a carne vermelha, sendo ideal ingeri-la, no máximo, duas vezes por semana.

O que comer para ajudar a engravidar rápido

Além da mulher, o homem também deve cuidar da sua alimentação, uma vez que ela interfere na fertilidade masculina. Um estudo realizado na Universidade de Copenhague, na Dinamarca, com 300 homens revelou que banhos de sol e a ingestão de peixes, como sardinha, atum e salmão, que são ricos em ômega-3, também faz bem ao homem que deseja se tornar pai.

Isso porque tanto receber sol como comer peixe são responsáveis por abastecer o corpo de vitamina D, essencial para o futuro papai. Além disso, pensando na formação do bebê, homens e mulheres devem ingerir muitos alimentos ricos em ácido fólico e ferro, sendo que o mais adequado é que o casal já tenha esse hábito alimentar antes de iniciar a gestação, senão, a mulher poderá ter que ingerir cápsulas com ácido fólico concentrado, embora a melhor forma de tê-lo no organismo é por meio de alimentos frescos.

O acido fólico é encontrado, principalmente, nos vegetais verdes-escuros, nos feijões e no suco da laranja. Já o ferro também é encontrado nos feijão, nas folhas verdes, chocolate meio amargo, melado de cana de açúcar e grãos integrais. No entanto, as opções doces não podem ser ingeridas em excesso. O chocolate, aliás, deve ser diminuído, bem como o café e os chás que possuem cafeína, como o chá verde e o mate, pois a cafeína prejudica a absorção de ferro pelo organismo, além do cálcio e do magnésio.

Outro fator importante e que vai influenciar na fertilidade do casal e posterior gravidez é o peso de cada um. Pessoas obesas têm mais dificuldade de engravidar porque o sobrepeso influencia na fertilidade, assim, busquem hábitos saudáveis, façam exercícios, percam peso e também deixem o vício do cigarro, das drogas e do álcool de lado, pois eles também causam infertilidade.

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