Não Consigo Engravidar

Problemas de fertilidade atingem a mesma porcentagem de homens e mulheres, ou seja, 40%. Assim, se você pensa “não consigo engravidar”, o problema pode estar em seu parceiro. No entanto, antes de você se preocupar com não consigo engravidar, é preciso verificar se já passaram três meses que parou com o anticoncepcional, no caso de tomar pílula, sendo que o injetável demora ainda mais tempo para sair do organismo e fazer o seu corpo ficar regulado em relação ao ciclo menstrual.

Se você diz estou tentando engravidar há mais de um ano e nada de iniciar a gestação, pode providenciar uma consulta médica para avaliar se você ou seu parceiro possuem problemas de fertilidade. Mesmo assim, ainda não é hora de ficar preocupada, pois casais, mesmo em condições saudáveis, podem demorar até dois anos para ter o primeiro filho. Por falar em estar saudável, como andam os hábitos alimentares, de você e do seu parceiro?

A falta de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos frequentes podem atrapalhar tanto a sua fertilidade como a dele. Além disso, hábitos como usar drogas, abusar do álcool e fumar também prejudicam a fertilidade do casal, podendo ser esse o motivo do atraso em você finalmente engravidar. Já se você possui problemas para engravidar realmente, e por isso não consigo engravidar está acontecendo com você, também não existe motivo para pânico, porque muitos casos são reversíveis.

Para iniciar a investigação do porque você não consegue engravidar, o primeiro passo é buscar o ginecologista, que vai pedir os exames básicos. Se for constatado que você ou o seu parceiro possuem problemas de fertilidade, o médico vai encaminhá-los a um especialista em reprodução, se necessário, o qual vai investigar o problema, aplicar os exames e acompanhar o tratamento. Se a infertilidade for masculina, o homem é encaminhado a um médico urologista. Se o problema de fertilidade estiver relacionado com um problema cromossômico ou alguma alteração genética, entra em cena o médico geneticista.

Quais problemas podem afetar a fertilidade do casal

São muitas as causas que podem prejudicar o seu sonho de ser mãe, se o problema estiver em você, ele pode estar relacionado à ovulação, alterações tubárias, alterações no útero ou ser um caso de endometriose. Já se a dificuldade for do homem, diz respeito a problemas na formação, no transporte ou na ejaculação dos espermatozoides. Se o caso não puder ser resolvido com cirurgia ou medicamentos, outra opção é começar uma reprodução assistida, como a fertilização in vitro.

Nesse caso, entra em ação também o psicólogo, que é comum acompanhar o casal que decide por esse método para serem pais. Esse especialista é importante porque é normal o casal sentir ansiedade e estresse durante o período de tentativas em serem pais biológicos de uma criança. Quem preferir um caminho menos invasivo para realizar o sonho de ser mãe e pai também podem optar pela adoção de uma criança. Essa opção não serve apenas para casais que tenham problemas de fertilidade, mas também para homens e mulheres que desejam ter um filho, mesmo que não seja biológico.

Se o casal preferir os métodos de reprodução assistida, outro especialista que entra em cena é o embriologista, sendo que ele pode ser um biólogo ou um biomédico, desde que ele se especialize na área. Diferente dos outros, esse profissional não tem contato direto com o casal, mas é ele quem vai manipular o seu óvulo, os espermatozoides do seu parceiro e o embrião que se originar do procedimento. Ele também analisa o sêmen do homem e realiza a inseminação intrauterina. Todos esses profissionais são muito importantes, assim, opte pelos médicos com experiência e que você tenha boas recomendações.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .