Ovulação Feminina

expressao-verbal

Toda a mulher passa pela ovulação feminina uma vez por mês, a não ser que tenha algum problema de fertilidade. A ovulação consiste em um processo natural que integra o seu ciclo menstrual, assim, é durante a ovulação que é liberada a célula reprodutiva da mulher, o óvulo, para que se encontre com o espermatozoide do seu parceiro, por isso, a importância de manter relações sexuais quando você estiver ovulando se deseja engravidar.

Quando ocorre a ovulação feminina, o óvulo passa pelas trompas em direção ao útero e, se for fecundado, se implanta nele, durante um período que varia de seis a 12 dias após a sua liberação e, a partir disso, se inicia a gravidez. Porém, se você passar pela ovulação feminina e o óvulo não for fecundado, ele se degrada em 24 horas e, ao fim de alguns dias, você menstrua.

A fertilidade e ovulação são fatores essenciais para o sucesso de uma concepção, sendo que para poder tirar o melhor proveito disso você deve conhecer o seu ciclo menstrual e anotar no calendário quais são os seus dias férteis, que se constituem no dia da ovulação feminina e os dois e três que antecedem e precedem a data. O seu corpo é também um grande aliado, ainda mais quando as mulheres possuem ciclos menstruais irregulares, o que torna mais difícil de usar as regras básicas da tabela de ovulação para saber quais os dias melhores para transar e engravidar.

O organismo da mulher passa por transformações que podem ser observadas para saber quando se está ovulando, embora sutis, podem ajudar a engravidar mais rápido. Entre os sintomas da ovulação estão dores abdominais, que se assemelham a cólicas, que são causadas pela distensão do folículo no momento de eliminar o óvulo. O corpo também produz e elimina um muco vaginal mais denso e amarelado e, depois da fase ovulatória, é possível se basear na temperatura basal, quando ocorre o aumento de temperatura de 0,5º em razão da produção de progesterona pelo folículo.

Como fazer teste ovulação

O teste de ovulação é outro método para detectar o período em que a mulher estiver ovulando. O teste é encontrado em farmácia e mede os hormônios, é bastante preciso, mas ajuda em parte, pois apenas informa o dia da ovulação da mulher sendo que não leva em consideração os demais fatores que interferem na concepção. O mais indicado é o teste de ovulação que pode ser feito com um kit, semelhante aos testes de gravidez, que reagem à urina. 

O teste de ovulação detecta o aumento nos níveis de hormônio luteinizante – LH, indicando que um de seus ovários está prestes a liberar um óvulo. Outra facilidade do método é que ele mostra o resultado positivo um dia antes da ovulação, assim, você pode planejar sua atividade sexual. Por outro lado, não é um teste barato, ainda mais se você tiver que usá-los diversos meses.

Por isso, pode sair mais em conta detectar a ovulação pela forma tradicional, contado os dias do mês. Se você tem um ciclo menstrual regular, basta saber o último dia dele e diminuir 14 dias, o resultado será o dia da sua ovulação. É mais econômico também observar a temperatura do corpo. Dessa forma, basta medi-la todos os dias quando estiver acordando de manhã, antes de fazer qualquer movimento brusco, essa é a sua temperatura basal.

Os sinais da ovulação se dão através desse método com o último ou penúltimo dia de temperatura do corpo baixa antes da elevação da temperatura por vários dias seguidos. Existem ainda ultrassonografias seriadas para saber o dia da ovulação, mas o indicado é que sejam usadas apenas quando você realmente estiver com problemas de engravidar, pois demanda tempo e dinheiro.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .