Período Fértil para Engravidar

Entre as dicas para saber como iniciar uma gestação rapidamente está entender oque é e como funciona o período fértil para engravidar. Isso porque é nesse espaço de tempo em que é comum as mulheres terem sucesso em realizar o sonho de serem mães. Para tanto, você deve saber como calcular o seu período fértil para engravidar já que ele varia de acordo com cada pessoa.

Para definir os seus dias mais férteis e, assim, mais propícios para começar uma gestação, seguem quatro passos básicos:

1. Anotarem um calendário o dia do mês em que você menstruou,

2. Contar 14 dias a partir desse dia;

3. Marcar o 14º no calendário, pois é nele o auge do seu período fértil;

4. Marcar os cinco dias anteriores e os dois dias posteriores a essa data, pois eles também são férteis.

Ponto! É bastante simples saber qual o seu período fértil para engravidar. O primeiro dia do ciclo é sempre o primeiro dia de menstruação e o 14º é o dia em que mais provavelmente você vai ovular, sendo que os dias anteriores e posteriores também são propícios a começar uma gestação. Embora esse cálculo seja o mais comum, nem sempre o organismo se encaixa nele, pois algumas mulheres possuem ciclos menstruais irregulares.

As mulheres que possuem o ciclo menstrual regular o têm com duração de 28 a 30 dias e quem possui o ciclo menstrual irregular deverá observar o funcionamento do seu corpo para defini-lo. Além disso, existem casos de mulheres que engravidaram fora do período fértil e mesmo quando estavam menstruadas. Por isso, mesmo existindo as regrinhas para descobrir qual é o seu período fértil, é importante saber que o organismo não é uma máquina que funciona com 100% de precisão.

Como identificar o período fértil para engravidar

Além de fazer o cálculo e utilizar o calendário como aliado para descobrir o seu período fértil para engravidar, você que está preocupada em saber como faz para engravidar pode observar outras mudanças que o seu corpo sofre quando ovula. Todas elas são mudanças sutis e por isso é importante estar bastante atenta. Uma dessas alterações no organismo se refere à temperatura do seu corpo, ou seja, quando você acorda ou está em repouso, o seu organismo está com a chamada temperatura basal.

Porém, quando a mulher está para ovular, acontece uma queda de temperatura e depois de você já ter ovulado, a temperatura se eleva bruscamente. Essa variação, em geral, é de 0,3 a 1,0 graus. Assim, você pode medir a temperatura do seu corpo para saber quando estiver ovulando, sendo que o melhor é usar o termômetro na boca ou via vaginal, sempre no mesmo horário.

O muco cervical é outro aliado durante o período fértil para engravidar, pois ele muda levemente de características. Esse muco é normalmente secretado pela vagina nos dias férteis e a sua aparência é semelhante à clara de ovo, em transparência e elasticidade. É comum que quando essa secreção aparece na calcinha, é porque você está ovulando, ou seja, está em seu período fértil. Já quando o muco se tornar mais abundante e elástico, significa que aconteceu a ovulação.

Além desses, existem outros métodos para saber quando se está ovulando, o que ajuda a engravidar, como o ultrassom transvaginal sequencial, que pode visualizar se a mulher vai ovular, quantos óvulos podem ser expelidos e de qual ovário (direito ou esquerdo) ele sairá. O melhor é realizar o exame entre o 13º e 15ºdias do ciclo menstrual. Já o teste de ovulação, que é vendido em farmácias, detecta o aumento repentino do Hormônio Luteinizante (LH) na urina, pois é ele quem determina o início do processo de ovulação, que vai ocorrer entre 24 a 36 horas depois, sendo considerado o momento de maior fertilidade.

2 Respostas para “Período Fértil para Engravidar”

  1. avani de j .felix

    maio 31st, 2013 :

    OBRIGADA VOU TENTAR FAZER TUDO PASSA A PASSO!!!!

  2. viviane

    jul 30th, 2013 :

    boa tarde o ano passado eu emgravidei mais perdi com 4 messes depois disso estou tentando mais não consigo eu tenho uma filha de 4 anos eu não tinha vontade de engravidar novamente mais quando eu senti novamente um ser dentro de mim foi gostoso parei de trabalhar pra curti a minha gestação mais foi em vão e agora eu quero e não consigo.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .