Período fértil

Quem deseja engravidar deve saber como funciona o seu período fértil, esse é o primeiro passo para iniciar uma gestação. O período fértil se constitui nos dias em que você está ovulando e, por isso, são os mais adequados para manter relações sexuais, pois as chances de engravidar são maiores. Para saber como calcular o período fértil, você deve saber como funciona o seu ciclo menstrual, se ele for regular, vai ter entre 28 e 32 dias.

Em geral, o auge do período fértil é na metade do seu ciclo, ou seja, se ele possui 28 dias, será no 14º dia. Mas não dá para confiar apenas na memória, o melhor para calcular período fértilé utilizar um calendário normal, marcando nele todos os dias do seu ciclo e identificando quais são os dias da sua ovulação. Para tanto, basta anotar no calendário o primeiro dia do seu ciclo menstrual, que se refere ao primeiro dia da sua menstruação.

Mas se você não sabe se o seu período é regular ou não, é importante observar como se comporta o seu ciclo durante alguns meses. Depois de descobrir quantos dias ele tem exatamente, para saber o auge do seu período fértil feminino, subtraia 14 dias do último dia do seu ciclo, essa vai ser a data da ovulação, embora de dois a três dias antes e depois dessa data também são dias propícios para engravidar.

A tabelinha que tanto se ouve falar e é utilizada como método contraceptivo, embora não seja muito eficiente, pois apenas depende da mulher não manter relações sexuais nos dias de ovulação, ainda mais se a mulher não tiver um ciclo regular, é a mesma tabela período fértil para engravidar. Porém, usada de forma inversa, já que nos dias que a mulher que deseja ser mãe deve transar para aumentar as chances de realizar o seu sonho são justamente os dias que as mulheres que não querem começar uma gestação não podem manter ter as sexuais.

Como saber quando a mulher está ovulando

Além de usar a tabela ovulação como forma de definir o período fértil através do conhecimento do ciclo menstrual, existem outras maneiras da mulher perceber que está ovulando. No entanto, são formas bastante sutis e exigem muita observação do próprio corpo. A mulher pode perceber que o seu muco vaginal está diferente, já que na ovulação ele tende a ser mais denso e amarelado e você poderá observar isso quando ele aparecer na calcinha.

Outra maneira de saber o dia da ovulação é por meio da temperatura basal, já que o organismo da mulher sofre uma mudança de temperatura, bastante sutil, alguns dias antes de ovular. Assim, é preciso saber qual a sua temperatura normal para que, apenas depois, possa perceber alteração. Além disso, é preciso sempre medir a temperatura do corpo de manhã, sempre na mesma hora, antes de se levantar da cama e mesmo antes de fazer qualquer movimento brusco.

Existe, ainda, o teste de ovulação que se encontra na farmácia. No entanto, ele apenas identifica a mudança de uma substância em seu organismo que é comum ter o seu nível alterado dois dias antes da ovulação. Todas essas dicas funcionam mais como indícios do que como regras precisas, já que nenhum organismo humano possui a precisão de uma máquina.

Além disso, a melhor maneira de engravidar é se manter tranquila, pois até mesmo a ansiedade em se tornar mãe pode prejudicar a concepção. Embora o período fértil seja o mais indicado para transar e engravidar, o casal não pode viver sua vida sexual em função disso, pois elimina a naturalidade e o prazer. 

Uma Resposta para “Período fértil”

  1. dez 13th, 2013 :

    Venho aconpanhando minha mestr desde de agosto,26 dias setembro,28 dias autubro e novembro e dezembro foi d 27 dias acompanho com teste de avulacao todo décimo dia da positivo.alem disso tomo garrafada para engravidar, compra pela internet o pó. HA 4 anos venho tentando sem sucesso. Leio todos seus email e muito legal para mulheres assim como eu com dificudade pra engravidar. Espero que eu consiga ter meu filho.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .