Por que a gravidez tem sintomas?

Por que a gravidez tem sintomas

Ao contrário de muitas mulheres que se apavoram com a possibilidade de estarem grávidas e ao primeiro sinal de menstruação atrasada ficam preocupadíssimas, outras mulheres, entretanto, dão pulos de felicidade com a possibilidade de finalmente terem conseguido engravidar, ainda mais se a ideia de uma mulher é como engravidar urgente. O período fértil de uma mulher é a época certa para manter relações sexuais e iniciar uma gestação.

Já quem não deseja ser mãe, ao menos agora, deve fazer uso de métodos contraceptivos regulares. Mas os dois tipos de mulheres devem conhecer o seu corpo e saber como funciona o seu ciclo menstrual para entender quais os dias que está ovulando. Compreender ovulação, período fértil, dias férteis, etc, é importante para as mulheres que desejam engravidar facilmente ou mesmo adiar o momento de se tornarem mães.

Além da menstruação que atrasa, muitos outros sintomas acompanham o comportamento de quem está gerando um bebê. Os sintomas iniciam desde o momento que o espermatozoide fecunda o óvulo e esse começa a se desenvolver e, aos poucos, se tornam mais claros para a mulher, confirmando as suas expectativas de se tornar mãe.

No entanto, uma mulher pode demorar até duas semanas para perceber que está grávida, até porque os sintomas não são padronizados e, por mais que algumas muitas mulheres sintam, nem todas vão passar pelos mesmos sinais. Já as mulheres que possuem o ciclo menstrual irregular podem demorar ainda mais para confirmarem que estão grávidas, pois a menstruação atrasada nem sempre é fácil de detectar.

Mulheres com ciclos menstruais irregulares podem ter a menstruação atrasada em até dois meses, sem que necessariamente estejam grávidas. Além disso, quando você engravida, pode sangrar, o que acontece devido à fixação do embrião no útero, resultando no rompimento de alguns vasinhos. Esse pequeno sangramento muitas vezes é confundido com a menstruação, porém, que é mais escuro e recebe o nome de nidação.

Sintomas que indicam que uma mulher está grávida

Além do atraso da menstruação, o qual é um sintoma comum das mulheres que engravidam, outros também são normais, podendo ou não serem mais frequentes, isso vai depender do corpo de cada mulher. A náusea e enjoo matinal são alguns desses sintomas e ocorrem por causa da elevação do hormônio Beta HCG , que estimula o centro do vômito e atinge seu pico em torno de 10 semanas de gestação, sendo que ele pode começar a partir da segunda semana.

As mulheres que engravidam também podem sofrer de inchaço das mamas e do corpo, nesse caso, os seios ficam maiores, o que pode ser percebido já nas primeiras semanas após a concepção. Além de inchadas, as mamas ficam mais sensíveis e doloridas. O inchaço em outras partes do corpo, os chamados edemas, entretanto, são mais comuns a partir do segundo trimestre de gestação.

As dores de cabeça também podem representar indícios de uma gravidez, se forem por causa da gestação a sua causa é o aumento repentino de progesterona no corpo, sendo o mais comum surgir logo nas primeiras semanas.Outros sintomas que podem acometer a mulher são o cansaço e a sonolência, sendo que logo após o espermatozoide fecundar o óvulo, a fadiga pode surgir. Isso também é resultado do aumento do hormônio Beta HCG e da progesterona. O que também pode causar a sonolência e o cansaço é a queda da pressão arterial, também normal em uma mulher grávida.

Outros sintomas normais nas mulheres grávidas

A gravidez traz uma série de mudanças no organismo de uma mulher, mas a qualidade de vida que você vem tendo ao longo dos anos pode amenizar os sinais da gestação. Por isso, ter uma vida saudável com alimentação balanceada, exercícios frequentes e não abusar dos maus hábitos pode ajudá-la a sofrer menos com os sintomas. No entanto, eles aparecerão de qualquer jeito, já que o seu corpo está passando por alterações significativas.

A dor nas costas é um dos outros sintomas normais nas mulheres grávidas e também é comum que apareça no começo da gestação. No entanto, ao longo dos próximos meses, elas se tornarão mais fortes, em especial, devido ao aumento da sua barriga. O escurecimento das aréolas dos mamilos é outro sinal de uma gestação e ocorre devido ao aumento de células pigmentares no local, em decorrência da ação dos hormônios. Entretanto, o mais comum é que esse sintoma apareça somente a partir do segundo trimestre de gestação.

Durante grande parte da gravidez é normal também que você tenha vontade mais frequente de fazer xixi. Nas primeiras semanas essa vontade é provocada pelos hormônios da gravidez, mas quando a gestação estiver chegando ao final, esse sintoma será ocasionado devido à compressão da bexiga pelo útero, que estará bem maior.O que você pode sentir, ainda, quando estiver grávida são alterações no paladar e no olfato, isso é o que pode lhe causar os “desejos” de comer coisas diferentes. Esses sinais acontecem porque aumentam as mucosas por ação hormonal. Assim, você pode ter vontade de comer algo que nunca gostou e começar a ter nojo de comidas que sempre gostou.

Por fim, a prisão de ventre é outro sintoma da gravidez e uma consequência da influência dos hormônios da gestação que diminuem o movimento que o intestino realizar para empurrar o alimento pelo tubo digestivo. Com essa redução, as fezes têm menor absorção de água e ficam ressecadas, o que atrapalha a sua expulsão. Porém, a prisão de ventre vai ocorrer mais frequentemente a partir do segundo trimestre.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .