Posso engravidar menstruada?

Posso engravidar menstruada é uma pergunta que muitas mulheres fazem, pois embora isso seja bastante difícil de acontecer, não é impossível. A realidade é que o período em que a mulher menstrua não é propício para iniciar uma gestação porque a menstruação é uma descamação da parede interna do útero, o que chamamos de endométrio. Isso é o resultado do organismo frente à gravidez que não aconteceu. 

É possível dizer que é o momento em que o útero está “dissolvendo” as paredes e, por isso, a pergunta posso engravidar menstruada, geralmente, é não. Isso porque não existem condições favoráveis para acontecer a concepção. Porém, as chances de posso engravidar menstruada ocorrem às mulheres que tenham um ciclo menstrual irregular, assim, possuem os dias de mais fertilidade imprecisos.

O que também é necessário para que a mulher engravide enquanto está menstruada é um ciclo menstrual muito curto. Dessa forma, a data da ovulação fica perto do período quem que inicia a sua menstruação, ou ainda, a mulher pode engravidar ao menstruar se for comum que ela menstrue bastante. O normal de acontecer no organismo das mulheres que tenham ciclos regulares, ou seja, de 28 dias, é que o óvulo amadureçaentre o 12º e o 16º dia.

Além disso, o óvulo pode sobreviver na trompa por cerca de 24 horas. Assim, a única maneira de uma mulher engravidar é se um espermatozoide estivesse ali durante esse intervalo. Quando a mulher menstrua, outro óvulo já está se preparando para um novo ciclo. Porém, se a mulher tiver, por exemplo, um ciclo de 22 dias, é possível ovular poucos dias depois da menstruação ter iniciado. E mais: um espermatozoide saudável pode sobreviver dentro do corpo da mulher até três dias, o que aumentam as chances dele encontrar com um óvulo maduro.

Como engravidar menstruada

Se o seu sonho de ser mãe é grande e você e o seu companheiro estão tentando iniciar uma concepção, nada impede que ocorra a relação sexual enquanto você estiver menstruada. Embora muitas pessoas, tanto homens como mulheres, não gostem de transar durante esse período, não há nenhum mal nisso.

Porém, não espere que as chances de fazer sexo durante a menstruação aumentem as suas chances de ser mãe, poisos casos em que isso acontece são bastante raros. Algumas mulheres, inclusive, podem achar que estavam menstruadas e transaram durante o sangramento sendo que ele pode ter ocorrido por outro motivo. No entanto, isso também não é comum, que haja sangramentos entre as menstruações, sendo o mais indicado buscar ajuda médica.

Outro aspecto que influencia no dia da ovulação e que pode mudar de mulher para mulher é o tempo que o óvulo leva para amadurecer. Para você entender melhor como funciona o seu ciclo menstrual e saber quando vai ovular, aumentando as chances de engravidar rápido é fazendo um teste de ovulação que se encontra nas farmácias. Eles medem o período fértil a partir dos níveis do hormônio luteinizante, o LH, a substância que provoca a saída do óvulo de dentro do folículo e que, por isso, tem seus níveis aumentados, aproximadamente, de 24 a 36 horas antes da ovulação,podendo ser verificados pela urina.

O Confirme e o Bioeasy são exemplos de testes de ovulação, que necessitam apenas de uma pequena quantidade de saliva ou urina e possuem um acerto de 98%, em média. Os testes de ovulação também são conhecidos como teste de fertilidade feminina, embora eles apenas avisem que o disparo hormonal aconteceu e mais nada. Ou seja, o hormônio pode ter aumentado, mas isso não quer dizer que houve realmente a liberação do óvulo.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .