Tabela Fertilidade

A tabela fertilidade pode ser utilizada pelas mulheres que não desejam engravidar, como também quando existe o sonho de ter um filho, sendo o que muda é a atitude que cada pessoa deve ter de acordo com o dia da tabela fertilidade. Com ela, é possível calcular dias férteis para engravidar, assim, a mulher que deseja ser mãe vai priorizar esses dias para ter relações sexuais, já se esse não for o seu intuito, é necessário não transar nesses dias e, por isso mesmo, a tabela não é um eficiente método contraceptivo.

Para fazer a tabela fertilidade, basta usar um calendário normal para anotar sobre ele os períodos do seu ciclo menstrual. A tabela fertilidade feminina também é conhecida como calendário fertilidade ou calculadora da ovulação. O primeiro dia do ciclo menstrual é o primeiro dia da sua menstruação. Em geral, pelo sétimo dia o ovo começa a ser preparado para fertilização pelo esperma. Já entre os dias 7 e 11 do ciclo ocorre o revestimento do útero, quando começa a ficar mais espesso, preparando-se para que o ovo fertilizado seja implantado nele.

Em torno do 14º dia, os hormônios fazem com que o ovo seja liberado, é quando ocorre aovulação, assim, o ovo vai até o útero pela trompa de Falópio. No caso de você ter mantido relações sexuais nesse período e o ovo ser fertilizado pelos espermatozoides do seu parceiro, ele vai se fixar no revestimento do útero e acontecerá a gravidez. Caso contrário, ele será expelido na menstruação, sendo que para isso acontecer, por voltado 25º dia do ciclo, os níveis de hormônios começam a cair.

Essas regrinhas, entretanto, valem apenas para as mulheres que possuem um ciclo regular, que pode ser de 28 a 32 dias. Quem tem ciclo irregular deve observar o organismo durante vários meses até que entenda melhor de quantos dias é o seu ciclo e descubra o período fértil. Mesmo entre as mulheres com ciclo regular pode haver variações, mas, em geral, entre o 13º até 20º dias é o período mais fértil. O dia da ovulação em ciclos com 28 dias é o 14º, para ter mais certeza desse número, basta pegar o último dia do ciclo e diminuir 14 dias, o resultado é o dia que você vai ovulando.

Como aumentar a fertilidade feminina

Para uma mulher engravidar ela deve estar com bons níveis de fertilidade em seu organismo, sendo que uma série de fatores interfere no processo. A concepção vai depender, ainda, da fertilidade do parceiro, já que homens e mulheres podem sofrer de infertilidade. Cada um possui 40% de chances de ter problemas de fertilidade, sendo que algumas situações podem ser remediadas com mediação ou cirurgias.

Hábitos do dia-a-dia também influenciam na fertilidade do casal, como os alimentares, fumo, uso de álcool, drogas, obesidade e estresse. Uma alimentação saudável e equilibrada é a melhor receita para quem deseja engravidar fácil, bem como oferecer uma gestação de qualidade ao seu filho. Alguns alimentos ajudam a aumentar a fertilidade feminina, devido a seus nutrientes, como peixes, frutos do mar, carnes magras, pães e cereais integrais, legumes, frutas frescas, vegetais com folhas verdes escuras, leite magro, queijos, gérmen de trigo, sementes, ovos, aves e mariscos.

Por outro lado, alguns alimentos é melhor evitar, ou diminuir consideravelmente, como os industrializados, com excesso de açúcar, sal e gordura, além da cafeína, encontrada também em alguns chás. Embora exista imprecisão nos dados sobre como a cafeína prejudica a fertilidade, ela pode prejudicar o bebê, então, você já pode diminuir o consumo para quando engravidar estar mais acostumada.

Segundo pesquisas, a cafeína segue diretamente para o feto e a sua concentração no sangue fetal será praticamente a mesma que a do sangue da mãe. A substância é também um estimulante poderoso, que aumenta a produção dos hormônios do estresse e provocaconstrição dos vasos sanguíneos uterinos, o que diminui oseu fluxo de sangue que pode reduzir a quantidade de oxigênio enviada ao feto.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .