Tudo sobre Fertilidade

tudo sobre fertilidade

A mulher é fértil quando pode gerar um bebê, sendo que existem os dias mais propícios para isso, que é quando ela está ovulando. Se você pensa em engravidar deve saber como fazer uso da chamada tabelinha para detectar o período fértil do seu ciclo menstrual. Entenda a seguir tudo sobre fertilidade que você precisa saber para realizar o sonho de ser mãe.

Os dias férteis para engravidar costumam estar no meio do ciclo, que inicia no primeiro dia da sua menstruação. Em ciclos regulares, com duração de 28 dias, por exemplo, a mulher vai ovular no 14ª dia, sendo que os dois dias anteriores e posteriores à data também são favoráveis para iniciar uma gestação.

Mulheres com ciclos menstruais regulares possuem um ciclo que dura de 28 a 32 dias e para saber o dia da ovulação basta diminuir 14 dias do último dia do ciclo. Já se você foge à regra e não possui um ciclo menstrual regular, assim como muitas outras mulheres, é preciso observar quantos dias possui o seu ciclo mais longo e o mais curto, para fazer uma média e descobrir o seu período fértil para engravidar.

Porém, não é apenas com esse método da calculadora ou calendário da fertilidade que você pode saber quando está ovulando. O corpo feminino dá alguns sinais nesse período, como o muco vaginal que fica mais espesso e amarelado e a temperatura basal que sofre pequenas alterações. Outra forma de saber com mais precisão quando você vai ovular é fazendo um teste de ovulação que se compra em farmácias. Através de hormônios detectados na urina é possível prever a data da ovulação, no entanto, usando de forma contínua, essa técnica pode sair muita cara para alguns bolsos.

Como posso engravidar

Se você deseja entender tudo sobre fertilidade, saiba que, apesar de existirem formas para calcular o período fértil, muitos especialistas afirmam que ficar programando o dia de manter relações sexuais com o parceiro pode tirar a naturalidade do ato sexual e até prejudicar a concepção do bebê. Por isso, quando você pensar em “como posso engravidar”, o mais adequado é parar de usar os métodos contraceptivos que faz uso e transar com frequência, de preferência, em dias alternados, o que também aumentam as chances de logo você realizar o seu sonho de ser mãe.

Estudos apontam que casais em condições normais de saúde podem demorar até dois anos para conseguir engravidar. Ou seja, se você está tentando começar uma gestação há menos de um ano, mas ainda não obteve sucesso, não há motivo para se preocupar ainda. Além disso, conforme o método contraceptivo que você faz uso nem sempre é possível engravidar rápido. Quem toma a pílula pode demorar até três meses para o organismo voltar à normalidade e engravidar, já quem usa o contraceptivo subcutâneo demora um pouco mais, pois esse método tem duração maior no organismo.

Se você quer agilizar o início da gravidez pode se valer de algumas dicas de bons hábitos que ajudam na fertilidade, sendo que elas também valem para o sexo masculino, já que homens e mulheres tem a mesma porcentagem, isto é, 40% de terem problemas de fertilidade. Outro dado importante é que a cada ciclo menstrual, as chances de concepção são de apenas 20%. Isso significa que o homem é o animal com a menor taxa de fertilidade em comparação aos demais.

O que ajuda a fertilidade

Muitos fatores estão ligados a problemas de fertilidade e que apenas podem ser resolvidos através de profissionais da saúde. Porém, mesmo que você não tenha distúrbios de fertilidade, alguns hábitos podem prejudicar ou retardar o início de uma gravidez. Exemplo disso são os hábitos de fumar, ingerir muito álcool e usar drogas. Tanto você quando o seu companheiro devem eliminar esses hábitos se desejam aumentar as suas chances de serem mãe e pai.

Por outro lado, uma alimentação saudável ajuda a fertilidade de homens e de mulheres, pois ao estar bem nutrido o corpo consegue desempenhar melhor as suas funções. No entanto, bem nutrido não é sinônimo de comer demais, já que até o sobrepeso e a obesidade podem atrapalhar a fertilidade do casal. Dessa forma, o mais adequado é seguir uma alimentação balanceada rica em carnes magras, grãos e farinhas integrais, legumes e frutas.

Isso também é fundamental para que você esteja saudável na hora de gerir uma vida dentro de você, pois uma mãe nutrida vai oferecer uma gestação mais saudável ao seu bebê. Praticar exercícios físicos é outra dica para aumentar a fertilidade do casal. Lembre-se que pais saudáveis vão gerar uma criança saudável também.

Problemas de fertilidade

Tanto homens como mulheres podem ser responsáveis por não conseguirem gerar uma criança, ao contrário do que se pensava antigamente, o sexo masculino também pode ser infértil. Existe uma série de doenças que causam problemas de fertilidade, sendo que algumas podem ser tratadas com medicamentos, outras com cirurgias e há também os casos em que a medicina não pode fazer nada, a não ser oferecer os métodos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro ou a inseminação artificial.

No entanto, nem todo mundo tem dinheiro suficiente para pagar esses tratamentos ou mesmo prefere não se submeter a essas técnicas que são bastante invasivas. Assim, outra maneira de se tornar mãe e pai é através da adoção de uma criança, o que pode ser feito em qualquer lugar no Brasil. Além dos problemas de fertilidade, a idade é outro fator que influencia na hora de iniciar uma gestação. Homens e mulheres têm as chances diminuídas de conceber um bebê à medida que envelhecem. 

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .