Tudo sobre Gravidez

Ser mãe é o desejo de muitas mulheres e esse momento tão especial, quando se dá início a uma gestação, é também a hora de se ter uma série de cuidados. Na realidade, o melhor é quando a mulher planeja uma gravidez, pois assim ela já pode começar os cuidados com o seu corpo antes mesmo de começar a ter uma nova vida se desenvolvendo em seu útero. Saber tudo sobre gravidez vai possibilitar uma gestação mais tranquila e saudável.

Ao contrário do que muitas pessoas dizem a mulher quando engravida não adoece e, por isso, não deve parar com o seu cotidiano, a não ser quando a gestação for de risco e exigir cuidados especiais, que devem ser orientados pelo médico. Para quem quer saber tudo sobre gravidez, é possível começar pela sua duração, que é em média de 40 semanas, sendo que nesse período a menstruação é interrompida.

Caracteriza uma gestação, ainda, o aumento do útero de modo progressivo e os seios também ficam maiores, pois eles estarão se preparando para a amamentação. Outros sintomas de que você está grávida é a vontade seguida de fazer xixi, vontade de comer fora de hora, cólicas, enjoos e vômitos, cansaço, alterações no paladar e no olfato, sendo que esses são os mais comuns e, podendo haver outros, tudo vai depender de cada organismo.

Tudo sobre gravidez: o que não fazer durante a gestação

A alimentação é um dos itens mais importantes durante a gestação e, por isso, além de saber quais são os melhores alimentos para ingerir, que são em especial aqueles ricos em ácido fólico, é essencial que você saiba o que deve evitar. Entre eles, está o café, sendo que o melhor é não tomar mais do que cinco xícaras pequenas por dia, o mesmo pode-se dizer do hábito de fumar, beber e usar drogas, sendo que nesses casos o melhor mesmo é eliminar esses hábitos. Os alimentos crus também devem ser evitados.

Em relação aos tratamentos de beleza, o aconselhável é que você pinte o seu cabelo somente depois da 12ª semana de gestação e somente com tinturas sem amônia. Se você fizer luzes, só com água oxigenada.O que também não é indicado durante a gravidez é tomar banho na banheira, pois as imersões com água muito quente, principalmente nos primeiros meses, podem causar contratilidade uterina e aumentar o risco de um aborto. Porém, se água não estiver muito quente, não há problema. Já a sauna, ofurô e hidromassagem é melhor evitar.

No que diz respeito à depilação, o melhor é que você se depile com lâmina ou cera, sendo que a depilação definitiva com laser não é recomendada. Clarear os pelos também deve ser evitado durante a gestação, uma vez que não existem garantias de que as substâncias químicas utilizadas no processo não penetrem na sua pele, o que podem oferecer riscos ao bebê.

Alguns cremes hidratantes também não são recomendados, como os que possuem ureia em concentrações altas. O mais adequado é fazer uso dos produtos exclusivos para gestantes, sendo mais seguro por ter uma fórmula especial. As gestantes também não devem tomar remédios sem antes consultar o seu médico, pois mesmos alguns medicamentos que são tomados sem prescrição médica e parecem inofensivos podem ter componentes em sua fórmula que não combinam com a gravidez.

O mesmo acontece com as vacinas, pois a maioria delas possui o vírus ou bactérias vivas em pequenas quantidades que podem provocar efeitos colaterais e até mesmo danos à formação do bebê.A exceção é a vacina antitetânica, a qual é indicada durante a gestação para a prevenção do tétano no recém-nascido, sendo que na sua composição está somente a toxina e não a bactéria, assim, sendo inofensiva ao feto.Na realidade, existem poucas coisas que as mulheres não podem fazer se estiverem tendo uma gestação saudável. Porém, é importante que a partir do oitavo mês, mesmo as gestações normais tenham os seus cuidados redobrados, não sendo indicadas as viagens de avião e que a mulher dirija.

Quais são as etapas da gravidez 

Para saber tudo sobre gravidez, você deve entender as mudanças que o seu corpo sofre. Durante o primeiro trimestre, quando o óvulo se prende ao útero para dar início ao seu desenvolvimento, é normal que você sinta-se emocionalmente mais sensível e sofra todos os sintomas da gravidez descritos anteriormente, além do aumento de peso, que é natural e depois você pode recuperar o seu peso normal. Embora seja comum se alimentar mais, não precisa exagerar e pode praticar exercícios leves.

No segundo trimestre, o seu bebê estará todo formado e poderá medir até sete centímetros, sendo possível identificar o seu sexo. Nessa fase, você vai aumentar de peso todos os meses, o qual vai variar de um a um quilo e meio por mês. Por isso mesmo, é comum que, no final dessa etapa, você sinta dores frequentes nas costas e outros desconfortos por causa do volume da sua barriga.

Por fim, o último trimestre promove ainda mais desconfortos, pelo mesmo motivo: a barriga cresce. Usar colchões firmes, fazer massagens onde dói e ter uma postura correta ao sentar, repousando no encosto, com as costas retas, pode ajudar a diminuir as dores nas costas. Você também pode fazer alongamentos em casa. O cansaço mais frequente, os inchaços nas pernas e o desconforto ao dormir também são normais. Quando você chegar aos nove meses de gestação, o seu útero está com aproximadamente cinco quilos e o seu bebê terá cerca de três quilos, estando pronto para nascer.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados Copyright © EuQueroEngravidar.com.br .